Fundação Educação e Desenvolvimento

Para a FED a educação e a formação, incluindo a investigação e extensão, são dois dos mais poderosos instrumentos na luta contra a pobreza rural e em favor do desenvolvimento rural.

Em Nhacra Teda existe um espaço com mais de 5 hectares onde estão instaladas salas de aula equipadas, um furo de grande profundidade, uma unidade de criação de suínos, um pequeno capril, campos experimentais e alguns materiais de trabalho e onde nasceu, em 2009, a Escola de Promoção Agropecuária.

A Escola começou por promover várias formações destinadas à comunidade, particularmente, a jovens agricultores e a mulheres horticultoras. Os resultados obtidos nessas formações levaram a que a Escola quisesse evoluir e se venha a transformar numa Escola Técnica. De 2013 a esta parte (i) intensificaram-se as ações de formação profissionalizantes, as intervenções nas comunidades em termos de saúde animal e de doenças transmissíveis aos humanos; (ii) promoveram-se, em parceria com o IEPALA e com financiamento do Projeto La Caixa, cursos profissionalizantes de nível 2 para jovens, nos domínios da agricultura geral, da horticultura e da agropecuária, tendo sido formados 137 jovens; desenvolveram-se parcerias com instituições de formação e iniciou-se a montagem de ações de pesquisa em matéria de luta contra pargas e insetos com a utilização de produtos naturais.

Foi feita a inauguração oficial da Escola a 6 de março de 2014 e criado um logótipo oficial para a mesma por uma voluntária, Patrícia Esteban Zamora, que em 2012 esteve no terreno a conhecer e a apoiar os projetos da FED.

Os cursos promovidos pela escola são hoje reconhecidos a nível nacional e os jovens que deles beneficiaram estão a ser contratados por empresas modernas que se estão a instalar no país. 

Mais informações sobre a Escola no documentário disponível aqui.